Vanilla Sky: Open your eyes, David


Hoje, depois de muito pensar, decidi que meu primeiro post seria dedicado à Vanilla Sky por dois simples motivos: primeiramente, pela minha recente pesquisa sobre sonhos lúcidos (assunto pelo qual mostro bastante interesse); em segundo lugar, pela falta de um tema para ser abordado logo no início do blog.

Vanilla Sky foi produzido em 2001 e dirigido por Cameron Crowe - diretor também dos filmes Quase Famosos (2000) e Tudo Acontece em Elizabethtown (2005). Na atuação, conta com rostos bem conhecidos, principalmente de Tom Cruise (Interview with the Vampire), Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona), Kurt Russell (Breakdown) e Cameron Diaz (My Sister's Keeper).

Onze anos após o lançamento, finalmente tomei coragem. Vi o trailer, li algumas críticas e não senti que fosse um filme must-see. Apesar de adorar estar certo, é ótimo não estar nesse caso. Pelo que tinha entendido antes de vê-lo, imaginei um suspense, sendo Julie (interpretada por Cameron Diaz) uma mulher obcecada por David (Tom Cruise) quando o mesmo se mostrou interessado por outra. Só que não... a ideia de que o filme envolvia sonhos lúcidos nem se passava pela minha cabeça. 

Sofia (Penélope Cruz) e David (Tom Cruise)

Deixando de lado as críticas ruins e a nota injustamente recebida no IMDb (6.8), Vanilla Sky cumpre o prometido: fazer o espectador se perguntar se o que acontece é real ou um mero sonho do protagonista e fazê-lo se emocionar, é claro. Fui atingido de certo modo por sentimentos variados. Fiquei fascinado pela história em si, chocado e até mesmo senti a dor de David vendo que tudo havia mudado. Incrível como nos colocamos no lugar das pessoas e sentimos o que elas sentem.

Como em toda boa história que tem uma moral, escolher um caminho é necessário e nem sempre o mais curto é o mais apropriado. O filme deixa, assim, uma pergunta: É melhor ter sonhos nos quais é possível ser feliz para sempre ou encarar a realidade? Tocante, conta com uma ótima atuação e trilha sonora. Definitivamente um must-see.

Obs.: A "máscara", como diz o próprio protagonista aos médicos, me intrigou bastante. Imaginei  um final alternativo, no qual David viraria um serial killer e sairia matando todos. Esse meu amor por filmes de terror é fogo...


JJ.

4 Comments

  1. VANILLA SKY <3 ai, que orgulho de ti #jornalismos

    ResponderExcluir
  2. Weeeeeeee... Jubs vc é foda!Sabia q eu adoro seus textos? Nãaao? Pois é jubs, eu gosto demais, vc tem um dom que só vc que não percebe, vc e essa mania de perfeccionismo 'hunf hasuhasuas mas agora falando mais sério mesmo; eu sempre pego esse filme quase no final,então não entendia nada,mas lendo aqui deu para entender bastante e me deu mais vontade de ver o filme.Adorei Jubs
    Mil beijos feioso mais lindo da minha vida <3
    De claro sua linda e melhor amiga,mais amada de todas, sua querida Stefany :D hahaha

    ResponderExcluir
  3. Por mais que eu nunca tenha visto o filme, adorei! Parabéns neni, você escreveu muito bem e fiquei até com vontade de ver. <3

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, neni. Você deveria ver o filme, é muito bom!

    ResponderExcluir

Back to Top